ShareThis

03 março 2015

Resenha Cinema: Dois Dias, Uma Noite (França - Bélgica - Itália) (2014)


Você abriria mão de um bônus salarial de R$ 1.000.00 para manter uma colega de trabalho sua na empresa? Esse é o drama que passa Sandra (Interpretada pela premiada atriz francesa Marion Cotillard). Quando voltou ao trabalho depois de uma licença por conta de uma forte depressão ela descobre que tinha sido demitida, pois o dono da empresa ofertou um bônus extra no salário dos funcionários, porém em troca eles tinham que abrir mão de uma das funcionárias, no caso, Sandra.

Ela descobre que a votação foi influenciada pelo gerente que não gosta dela e pede ao chefe uma nova votação. O mesmo concorda e ela tem o final de semana para ir na casa de cada funcionário pedir o voto a favor na permanência dela na empresa. Dois dias e uma noite.

Lembrando que no contexto está a grave crise do Euro na Europa, com uma alta taxa de desemprego. Então, para qualquer um, perder um emprego é, de fato, um grande pesadelo.

Apesar de gostar de filmes comerciais, com efeitos e estética de fazer o cara delirar no cinema, gosto também muito do contrário. De filme onde a matéria prima são os atores. Sem nada, nenhum efeito ou truque para escondê-los ou maquiá-los. E esse filme é bem isso. Um filme humano, que foca na cara do ator para que este com sua técnica consiga nos passar a verdade do seu personagem.

Gosto da ideia de me envolver com uma história aparentemente trivial. Mas a medida que você, como um voyeur, acompanha a jornada do personagem, você se envolve e, claro, se emociona. Um trivial que é um universo. Um trivial que explora a natureza humana como ninguém. Que joga a pergunta pra quem assiste do "o que vem primeiro?", as coisas ou as pessoas? O benefício do dinheiro extra ou o colega que está prestes a perder o trabalho?

E neste universo, assim como você descobre a mesquinhez de uns, também de deslumbra com a generosidade e humanidade de tantos outros.

Recomendo muito a você entrar nesta caminhada (de porta em porta) com a personagem Sandra. Um filme muito humano! Gostei demais! Uma obra prima de atuação!

Assista abaixo o trailer deste filme:

Nenhum comentário: