ShareThis

03 março 2015

Migalhas Teológico-musicais - "Best Day Of My Life" (American Authors)


Durante a gravação do primeiro álbum de sua banda, o vocalista Zac Barnett trabalhava como garçom num restaurante francês em Manhattan. Ele e os demais mebros da banda usavam a escassa graninha deles para ajudar no financiamento do disco. Até que, em 2012 o furacão Sandy veio devastando tudo, inclusive o restaurante francês que Zac trabalhava.
Um episódio desses poderia pôr tudo a perder na vida de Zac. Mas ele arregaçou as mangas, olhou pra frente, e na cara e coragem, com recursos reduzidos, conseguiu concretizar o sonho de gravar o disco de sua banda, o American Authors.
A música "Best Day Of My Life" estourou nos EUA se tornando um sucesso em propagandas de TV e no game FIFA 14.
Talvez o segredo do sucesso dessa música seja porque Zac conseguiu transmitir através dela toda sua vibe nas circunstâncias difíceis que passou na gravação do disco.
Muita gente (e até eu) se irrita com essa coisa triunfalista do jeito americano de ser. Porém o que destaca nesta letra é que o "dia feliz" não é uma memória do que passou, mas uma promessa e decisão para o dia que ainda virá. Como se a felicidade, muito mais que um sentimento momentâneo, pudesse ser encarado como uma escolha, quase que um estado de espírito. E isso, claro, independente das circunstâncias que nos acometem.
Tava lendo uma entrevista ontem de um neurocientista que dizia que a busca da felicidade era responsável pelo alto índice de depressão, insatisfação e pessoas deprimidas no planeta. Porque, grosso modo, as pessoas encaram a felicidade como um objetivo de princípios totalmente equivocados como estabilidade, poder de consumo. Não a toa já tem estudos comprovando que o Facebook para muitas pessoas é fonte de tristeza. Afinal, em plena quinta-feira de uma semana qualquer, quanta gente viajando, mergulhando, tirando fotos em paisagens, compartilhando conquistas, mostrando como emagreceu, como é legal ter um carro novo, passou num concurso. E aqui está você, do outro lado da tela, se sentindo o cocô do cavalo do bandido, achando que a grama do seu contato no Face é muito, mas muito mais verde que a sua.
Todo mundo é irritantemente feliz no Facebook. Menos você, claro!
A própria espiritualidade ocidental, via de regra, está pautada num falso preceito que liga diretamente felicidade a bens e poder de consumo. Sendo que nos Evangelhos aprendemos com o mestre carpinteiro de Nazaré que a felicidade não é material, mas um estado de espirito e paz interior que está para além dos problemas a nossa volta. Felicidade e muito mais de dentro pra fora que de fora pra dentro.
Jesus usa um exemplo interessante em uma das estórias que contava ao povo (sim, ele contava muitas!). Falou certa vez em duas casas (Mateus 7. 24-27). Super mal localizadas por sinal. Por conta de nessa região, periodicamente as tempestades e ventanias fortes (a exemplo do furacão Sandy) vir e arrasar com tudo.
Depois destas intempéries uma permaneceu erguida e a outra desabou. O segredo? Um engenheiro prudente construiu uma delas edificada numa rocha sólida, e um outro engenheiro sem noção construiu uma edificada sobre a areia.
Bem que essa ilustração poderia ser representada pelo seu coração não? O que, ou em quê está alicerçado seu coração? Em pessoas tão limitadas quanto você? Em bens materiais que qualquer crise econômico-financeira pode tragar?
Talvez um irmão mais fervoroso venha me dizer: "Tudo posso naquele que me fortalece!" (Filipenses 4. 13)
Leia os versículos anteriores e perceba que esse "tudo posso" está relacionado a passar necessidades, dormir ao relento, ser perseguido. O tudo é TUDO! Coisas boas e ruins!
Aí esse irmão ainda, não se dando por vencido, continue: "É, mas o Senhor é meu pastor e nada me faltará!" (Salmo 23).
Mas se você ler os versículos posteriores vai ver que isso não o impede de passar por vale de sombra de morte. O que aprofunda mais ainda o conceito, que consiste que, ainda que passe poi isto, o temor não toma conta de minhas atitudes, pois sei que independente de qualquer coisa Deus está comigo.
Neste momento muita gente está sabiamente pensando no Salmo 23 como fonte de conforto em um leito de hospital. Muita gente está se confortando nessa verdade agradecendo a Deus por um pão seco numa mesa pobre de recursos, porém rica em espiritualidade e, pasmem, gratidão.
Eu mesmo acabei de sair de uma tempestade pessoal. O segundo semestre de 2014 pra mim foi, como diz alguns amigos aqui no Ceará, muito punk meu amigo. Tive duas escolhas diante de mim. Aceitar a situação e continuar sendo passivo as coisas da vida e me acomodar (o que seria normal pra mim, pois nisto consiste a natureza real do meu caráter. Quem me conhece sabe.), ou perceber que posso ser perfeitamente mutável, e tentar através de esforço e auto-disciplina tentar construir uma história diferente pra mim. O que vai totalmente contra a minha natureza acomodada e procrastinadora mas que, muito mais por uma decisão e escolha, me ajudou a contornar a difícil situação em que me encontrava e hoje, apesar de ainda estar no processo, consegui evoluir muita coisa em mim mesmo. Bem a maneira do "um passo a frente e você já não está nesse lugar" como dizia o grande Chico Science.
O que me fez aprender, a duras penas, que felicidade é muito mais uma escolha do que uma expressão "sentimentalóide" circunstancial. Usando do mesmo princípio "só por hoje" do AA (Alcoólicos Anônimos), tomando uma decisão sobre si mesmo antes do "depois" acontecer. Vivenciar o agora, o já, o momento. Não busque... Seja!
E certamente "Best Day Of My Life" poderia ser um perfeito hino disso tudo. Faça acontecer. Não desperdice tempo pensando no futuro, ou achando que está numa jornada idiota em algo que está ao seu alcance agora. Como nessa música, já comece seu dia na vibe de encará-la como mais uma chance e possibilidade de construir esperança e significados para minha-sua vida e para as pessoas que estão ao meu-seu redor.
Eu sei que muitos grupos e movimentos pró-empresariais usam cisa parecida para alienar as pessoas com uma auto-sugestão idiota.
A ideia é apenas você tirar o foco do seu futuro e procurar descobrir a felicidade em coisas simples em seu cotidiano, e transforma-lo em algo muito mais interessante e memorável do que apenas torná-lo mais um dia que passou, como se nunca tivesse existido em sua vida. Depende apenas de você transformar o dia em algo especial, tanto para você quanto para os outros.
Foi exatamente isso que Zac Barnett fez depois do furacão. E a felicidade que mora no agora mudou sua vida e sua banda, nos presenteando com uma letra inspirada.
Aquilo que pra você é distante talvez esteja tão pertinho, na simplicidade de tudo ao seu redor. Olhe! A mudança tem que partir do seu olhar. É só trocar a lente.
"Quem sabe faz agora, não espera acontecer" - Geraldo Vandré
"Viver é melhor que sonhar!" - Belchior
"Não estou dizendo que já tenha tudo isso, que já o tenha conseguido. Mas estou a caminho, prosseguindo..." - Filipenses 3. 12 (Tradução de A Mensagem, Eugene Peterson)

Assista abaixo ao clipe (legendado) de "Best Day Of My Life" da banda American Authors:

Nenhum comentário: