ShareThis

20 janeiro 2013

Resenha (Filme's): O iluminado (Inglaterra / EUA - 1980)


Filme: O iluminado (Inglaterra / EUA - 1980)
Diretor: Stanley Kubrick
Estúdio / Produtora: Warner Bros.

Sempre passo por uma fase de rever os clássicos. E foi nesta vibe que eu resolvi alugar esse, que um dos mais sensacionais trailers de suspense (ou terror, sei lá) que já se fez.

O iluminado é um destes filmes que você têm que rever, pelo menos, uma vez a cada cinco anos. E mesmo assim, em muitos momentos, ele ainda vai ter o poder de te dar calafrios.

É muito interessante como os filmes do Kubrick são atemporais. O tempo vai passando, o publico (e a tecnologia) vai mudando, e nunca os filmes dele deixam de ser atuais. Você pode pegar um adolescente acostumado com tecnologia 3D, que ficou fascinado em Avatar (EUA - 2009) ou Transformers (EUA - 2007) e mesmo assim, ele vai olhar um filme deste brilhante diretor e achar a coisa mais original do mundo. E é exatamente isso que caracteriza um clássico, aquilo que tem consistência não somente para o seu tempo, mas consegue sobreviver ao passar das décadas e ainda tem, de fato, alguma coisa a dizer.

Jack Nicholson está fenomenal fazendo o papel de um escritor desempregado que aceita um emprego onde tem que tomar conta de um hotel que fecha durante todo o período de inverno. Ele e sua família se mudam pra lá para passar meses. E é nesse isolamento, somado a alguns mistérios que a casa guarda, que gira a trama desse filme sensacional.

O filme foi baseado na obra do Stephen King que é um dos grandes mestres do terror do século XX. Então, a combinação King/Kubrick é, de fato, um casamento muito acertado. Todo filme do Kubrick e quase todos os livros do King têm esse poder de lhe deixar suspenso, fora de eixo.

Confinamento, loucura, morte, sobrenatural, o mundo do mistério, do desconhecido, todos os elementos que, juntos neste filme, o tornaram memorável e com o poder e potencial de arrepiar a espinha de muitas e muitas gerações.

Há, uma dica: assista esse filme de preferência sozinho, numa noite de insônia com o volume no máximo!

Assista abaixo o trailer do filme O iluminado:

Nenhum comentário: