ShareThis

10 janeiro 2013

Resenha (Filme's): 007 - Operação Skyfall (EUA / Reino Unido - 2012)



Filme: 007 - Operação Skyfall (EUA / Reino Unido - 2012)
Diretor: Sam Mendes
Estúdio / Produtora: Sony Pictures, Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Albert R. Broccoli's Eon Productions

Gente, por conta de minha preguiça e indisciplina, passei pouco mais de um mês sem postar, e isso fez com que eu deixasse algumas importantes resenhas de filmes acumularem. Mas vamos lá correr atrás do prejuízo.

Confesso pra vocês que a saga 007 nunca me empolgou muito. Claro, todo filme de James Bond é, por definição, um delírio visual. Geralmente filmado em vários países, com a mistura perfeita entre requinte e ação. Nas sagas do espião mais famoso do mundo, sempre o que havia de tecnologia de ponta era testada. E a curiosidade de conferir os novos brinquedinhos de espio~es eram, para mim, o maior atrativo.

Muita gente torceu o nariz quando escolheram Daniel Craig para o papel de James Bond. Até entendo... James Bons é aquele cara tipo "arma letal+super-carismático+charmoso". E realmente Daniel Craig nunca fez muito bem o tipo de mister carisma. E realmente você vê nos filmes da era Craig muito mais truculência do que aquela velha e boa sutileza e sedução nos movimentos de James Bond. Você quase não ri nos filmes, e essa risadinha era presença carimbada na série 007 antes da fase Craig.

Mas mesmo com tudo isso, gostei muito desse filme. A meu ver, ele soa mais como uma homenagem. Há referência para praticamente quase todas as fases da saga 007. E neste, o embate está exatamente na relevância que um detetive desta natureza têm na nossa geração. James Bond ainda é uma figura necessária para a ordem mundial? A velha espionagem ainda é compatível com a era da informática por exemplo, onde os maiores violões talvez sejam hackers? As batalhas mais ferrenhas de espionagem hoje, sem dúvida, é no campo virtual.

E é exatamente isso que torna este filme interessante. Porque, ao que parece, a trama não poupa o velho Bond destas questões. Daniel Craig finalmente parece mais a vontade com o personagem. Em momentos ele nos faz até rir. O velho humor britânico, com todo o seu polimento, está de volta no personagem.

Javier Bardem faz o vilão em uma atuação excelente e bem humorada. Ele é um ex-agente que rouba o banco de dados da inteligência britânica e, nestes dados, está o nome de todos os agentes infiltrados espalhados pelo mundo.

A abertura do filme, com uma linda música da Adele, é uma das melhores aberturas da série, sem dúvida.

Agora, para quem curte aquele James Bond que sempre ganha todas, com suas escapadas que, de tão inacreditáveis, chegam até a zombar de nossa inteligência, é melhor nem ir assistir, pois para desgosto dos fãns mais inflamados da série 007, este James Bond é humano até demais.

Resumindo: O que para uns foi motivo de desgosto, para mim foi exatamente o grande diferencial que me fez gostar deste filme.

Ouso até a blasfemar um: "Vida longa a era Craig!"

Assista no vídeo abaixo o trailer de "007 - Operação Skyfall":

Nenhum comentário: