ShareThis

05 dezembro 2012

Resenha (Filme's): A lula e a baleia (EUA - 2005)


Filme: A lula e a baleia (EUA - 2005)
Diretor: Noah Baumbach
Estúdio / Produtora: Original Media, Ambush Entertainment, Destination Films

Tenho muitos grupos de amigos cinéfilos. Uns promovem sessões de ir uma multidão pro cinema. E outros fazem algo mais intimista. Do tipo que pega um data show, liga o computador nele e coloca o catálogo da Netflix pra gente escolher o filme e passar a madrugada a dentro comendo bobagens, vendo filme e se divertindo.

E foi numa destas sessões que, com um grupo sofisticado, foi escolhido esse filme que, até então, eu nunca tinha ouvido falar! E foi uma surpresa agradável.

Trata-se de um filme do circuito alternativo americano. Um drama familiar. Então haja energético pra driblar o sono e enfrentar o filme! E acho que fizemos uma ótima escolha, pois me amarrei no filme.

É um filme basicamente comportamental. Que fala a história de uma família cujos pais estão se divorciando, e de como isso tudo (querendo ou não) afeta a vida dos filhos. O elenco está muito bom, com destaques para Jeff Daniels (que é o pai intelectual, professor universitário), Jesse Eisenberg (o mesmo do filme A rede social [EUA - 2010]) e a deliciosinha Anna Paquin (a vampira da série X-Men). Os dois últimos no comecinho de carreira.

Chega um tempo em nossas vidas que não tomamos mais atitudes só por nós. Outras pessoas são envolvidas e afetadas por nossas escolhas. Algumas delas de forma que a gente nem consegue imaginar. Na criação de filhos isso é ainda mais evidente. Os pais são, de fato, espelhos e referência para os filhos, pelo menos até a sua adolescência. E esse filme realmente entra fundo no universo dessas crianças e adolescentes que passam por isso. E olhe que, no caso do filme, estamos falando de pais realmente descolados e modernos.

Uma coisa, para mim particularmente, muito massa no filme é que, em certo momento um dos filhos tem que apresentar um número autoral na escola. E o garoto querendo fazer algo genial resolve aprender a tocar a música "Hey You" (do álbum The Wall (1979) do Pink Floyd) e dizer pra todo mundo que a tal música era dele e se inscreve no concurso. Eu, como fã do Pink Floyd adorei! E se você quiser saber que fim deu nisso... Bem... Veja o filme!

Antes de terminar queria confessar um grande pecado de minha parte. Pois imagino que uma das curiosidades desse filme é saber o porquê diabos ele se chama A lula e a baleia. Realmente o filme explica isso em algum momento. E, ao que parece, tem uma ligação enorme com o contexto do filme.

Acontece que esse imbecil aqui resolveu cochilar (eram 2h30!) exatamente no fragmento do filme onde o título era explicado. E fiquei com vergonha de pedir pra voltar o filme só pra eu ver... Então, peço encarecidamente a você que, por acaso, ficou curioso de ver o filme, que o veja e me explique esse mistério.

Estamos combinado?

Assista no vídeo abaixo o trailer do filme "A lula e a baleia" (p.s. - infelizmente não encontrei o trailer legendado):

Um comentário:

Anônimo disse...

O filme tem esse nome porque numa consulta ao psicólogo walt tem essa lembrança, que ele julga boa , de ir ao museu e ver essa baleia e lula brigando q mostra no final do filme, e na lembrança o pai nao esta presente, mas fora isso nao tem muito um sentido muito importante pra trama nao, gostei muito do filme mas fiquei meio desapontado com o desfecho e justificativa do nome.
Parabéns pelo blog, muito bom, continue assim
-andi/Ploures