ShareThis

04 outubro 2012

Resenha (Livro's): Harry Potter e a ordem da fênix


Livro: Harry Potter e a ordem da fênix
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2003
Páginas: 702

Ufa! Mais uma etapa concluída nessa minha maratona Harry Potter! E, mais uma vez digo a vocês que está sendo uma caminhada prazerosa.

Neste quinto volume Harry Potter está com 15 anos e está indo para mais um ano de estudos em Hogwarts. Depois de tudo o que aconteceu no último ano de estudos, principalmente os fatos que aconteceram no torneio do livro quatro (que obviamente eu não vou contar aqui pra evitar estragar a surpresa), a vida de Harry não anda nada fácil no universo dos bruxos.

Pesquisando sobre esse livro, descobri uma autora chilena chamada Francisca Solar, que é uma das maiores escritoras de contos fantásticos da America-latina. Ela, como uma das milhares de fãs da saga Harry Potter, esperou por horas e horas na porta de uma livraria a época do lançamento para para ser a primeira a comprar o livro no Chile. E conseguiu! Leu o livro em poucas horas e se decepcionou amargamente. Ela afirmou que "esperava que Rowling escrevesse um livro inteligente para dar conta da passagem da adolescência à idade adulta, e, no entanto, encontrei uma ficção infantil e infantilizada, com vilões estereotipados e sentimentos pouco complexos".

Francisca Solar então decidiu ela mesma recontar esse momento na vida de Harry Potter escrevendo um livro, uma fan fiction (narrativa em forma de homenagem publicada de graça da internet) de 756 páginas intitulado "Harry Potter el Ocaso de los Altos Elfos". Houve mais de 1 milhão de downloads!

Acho que ela exagerou um pouco no julgamento, no sentido que achar que o fato de completar quinze anos faz com que a cosmovisão de alguém fique mais profunda e complexa. Acho que não. Talvez eu pense assim por conta de perceber que, quando tinha quinze anos, ainda era uma imaturidade só.

Quanto à construção dos personagens, apesar de realmente ter algo de caricato desse universo batido do Bem vs. o Mal, não vejo problema nenhum nisso, uma vez que, pelo menos ela se mantêm fiel à narrativa, e neste volume especificamente, Rowling faz com que Harry passe até por um exercício de auto-conhecimento. Muita coisa vai ser revelada a Harry sobre ele mesmo e sua relação com Valdem... ops, quer dizer, com Você-sabe-quem!

Enfim, é isso que fascina os leitores dessa saga. Algo delicioso de ler e muito cativante. É um livro infanto-juvenil ora bolas! Complexidade pra quê? Para quê complicar?

Enfim, não foi o que eu mais gostei da saga, porém, ele é uma ponte muito importante para o desfecho que virá através dos dois últimos livros. Ou pelo menos é isso que eu sinceramente espero!

Nenhum comentário: