ShareThis

24 outubro 2012

Resenha (Filme's): Millennium II - A menina que brincava com fogo (Suíça, Dinamarca, Alemanha - 2009)



Filme: Millennium II - A menina que brincava com fogo (Suíça, Dinamarca, Alemanha - 2009)
Diretor: Daniel Alfredson
Produtora / Estúdio: Imagem Filmes, Nordisk Film

A trilogia literária de Stieg Larsson me seduziu à primeira vista quando me deparei com os livros em uma estante de livraria. Gosto muito de tramas policiais, suspenses investigativos de arrepiar, etc.

Essa trilogia ainda estão na fila para eu ler, mas antes tenho outros tantos que terei de ler. Porém, não resisti a tentação e resolvi conferir os filmes dessa trilogia. E não me arrependi.

Vi os filmes sem medo por saber que, apesar de realmente o filme entregar o coração da trama, o mesmo não consegue abarcar o principal, que é a fascinante perspectiva dos personagens. No filme você assiste a ação, no livro você vai mais fundo, e adentra na motivação das ações. Você se torna onisciente, uma presença fantasma no corpo e na alma dos personagens. É isso que o livro dá que o cinema nunca irá conseguir chegar tão fundo.

Enfim, neste, a protagonista Salander é envolvida em um triplo assassinato. E se torna a principal suspeita. E seu fiel guardião, o diretor do jornal Millennium, vai atrás de provar a inocência dela. Se no primeiro filme a trama mostra do que essa (que é uma das personagens femininas mais interessantes dos últimos tempos) era capaz de fazer, neste, a trama procura a profundar as causas que a levaram ser quem ela é. E para isso é necessário, obviamente, garimpar o passado.

Ao terminar de ver o primeiro filme dessa trilogia, eu e meus amigos fomos correndo numa locadora pegar os outros dois. Realmente gostei muito. Não vou entrar no mérito técnico do filme, se o roteiro foi fiel ao livro ou não, porque o livro ainda não li. Mas para quem gosta de ler e tem interesse em folhear essa série, não se preocupe. O filme dá ainda mais curiosidade pelo livro, principalmente por em muitos momentos o filme ser vago e superficial do que diz respeito a vários personagens que aparecem.

Enfim, gostei muito!

Assista no vídeo abaixo o trailer de Millennium II - A menina que brincava com fogo:

Nenhum comentário: