ShareThis

11 setembro 2012

Resenha (Documentário): Botinada - A história do punk no Brasil (Brasil - 2006)



Documentário: Botinada - A história do punk no Brasil (Brasil - 2006)
Diretor: Gastão Moreira
Estúdio: St2 Video

Neste exato momento que começo a escrever sobre este documentário que trata das origens do movimento punk aqui no Brasil, em meu fone de ouvido começa a rolar Beauty Queen, uma erudita e sofisticada música do Roxy Music que, como muitas outras bandas da década de 70, encantaram públicos do mundo todo com sua extraordinária capacidade técnica.

A década de 70 é basicamente isso, uma banda mais pomposa que a outra, cheio de efeitos de sintetizadores e a era de ouro dos grandes guitarristas. O que, até certo ponto é muito bom. Digo até certo ponto pelo simples fato de que, no universo da música, quando um estilo musical vai se tornando engessado e repetitivo, e você pensa que o rock está minguando, aparece do nada um estilo ou movimento musical e puxa que teu tapete - e você, pasmo, se pergunta "que diábo é isso?".

A grande ruptura musical da década de 70 certamente foi o punk. Afinal de contas quem disse que uma atitude musical só pode ser expressada se você for um puta músico que desliza os dedos na guitarra numa avalanche de notas? O punk foi um verdadeiro soco no estômago da indústria musical, e uma esperança de expressão para aqueles que sempre quiseram fazer barulho mas não conseguem produzir mais de 4 ou 5 notas. Caras como eu, por exemplo, passou a sonhar seriamente em ter uma banda de rock tendo em vista a facilidade e acessibilidade da musicalidade punk. Direto ao assunto, objetivo e sem rodeios.

Já ouvi alguém dizer que o punk não passa pelo cérebro, vai direto pro estômago. Ou sai direto dele, pois parece um sentimento que vêm do mais fundo de nossas entranhas. Um grito de libertação, uma agressividade terapêutica.

Hoje, para aliviar a tensão, muita gente vai dar uns murrinhos em sacos de areia nas academias. Antigamente alguém cheio de energia e tensão provavelmente montava uma banda punk na garagem de casa.

O presente documentário, dirigido pelo ex Vj da MTV Gastão, que chegou até a apresentar o excelente programa Musikaos na Tv Cultura, narra a história de como surgiu o punk aqui no Brasil, desde o acesso aos primeiros discos, a proliferação das fitas, e finalmente o punk como movimento. Foram 4 anos de pesquisa e 77 entrevistados!

Apesar de ter focos do movimento punk em Brasília e Salvador, o documentário explora a perspectiva paulista que, aliás, atribui a Sampa o berço do punk no Brasil. E aborda também o universo de rivalidades entre os punks da capital paulista e os punks da região do ABC. Os primeiros festivais em porões sujos, até chegar na USP, o surgimentos das gangues, até a perseguição da mídia e repúdio público que deu fim ao movimento em meados da década de 80. Do surgimento ao declínio, a história se passa entre 1976 à 1984.

O diferencial do documentário é que a narrativa é construída em cima da perspectiva dos entrevistados. Esses, os próprios punks, ou os principais deles, hoje são profissionais das mais diversas áreas.

Outra coisa hilária é que, nos festivais, as bandas eram tão ruins no começo que a galera expulsava a banda do palco e pedia pro organizador botar pra rolar a fita cassete. As festas das fitas!

Além dessa avalanche de informações, ainda tem imagens raríssimas de performances das bandas punks pioneiras como Banda do Lixo, Olho Seco, Inocentes, Restos de Nada, Cólera e por aí vai! Muito bem montado, e principalmente contado, o documentário te mantém preso do começo ao fim... E mostra como esse movimento tão pouco compreendido conseguiu influenciar bandas que hoje são figurinhas carimbadas nas Fm's, e você nem imagina.

Enfim, confira na íntegra esse instigante documentário no vídeo abaixo!

p.s. - dica: aumente o volume e afaste os móveis!


Nenhum comentário: