ShareThis

06 agosto 2012

Resenha (Livro): Harry Potter e o cálice de fogo (2000)


Livro: Harry Potter e o cálice de fogo
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2000
Páginas: 583

Cheguei ao quarto livro da série de sete livros do bruxinho mais famoso do mundo e, o que eu tenho a comentar basicamente é:

- Nossa, que série massa!

Sempre tive desejo de ler Harry Potter, tanto que até evitei (bravamente!) a ver os filmes. Pra dizer que não vi nenhum, eu cheguei a ver o primeiro e o último. O primeiro achei legal, o último não entendo muita coisa por conta de não conhecer boa parte dos personagens. Enfim, comecei a maratona e aqui cheguei.

Você sente, a cada livro, que à medida que Harry vai crescendo, a própria história vai, aos poucos, tomando uma atmosfera sombria e dramática. Ao que parece, Rowling respeita o público que vai saindo da infância para a adolescência aprofundando as questões na medida que o Harry vai deixando de ser criança e passa a ir para a adolescência.

Este livro, particularmente, foi o que eu mais gostei até agora. Tenho medo de tecer comentários sobre alguma coisa que possa entregar algo importante do livro. Mas posso dizer que dois eventos importantes acontecem: A copa mundial de quadribol, e o torneio tribuxo, que é uma espécie de competição entre escolas de magia, com um escolhido de cada casa. Quem escolhe quem vai representar cada casa é o cálice de fogo. E parei por aqui.

Com uma narrativa que te leva a um desfecho surpreendente, parece que o livro em si tem um feitiço, do tipo "prazerus leituruns vicius", pois você começa a ler e não consegue parar. Seu olho desliza com facilidade em cada linha e quando menos percebe, lá se vão cem páginas.

Enfim, leitura mais que recomendada e, até ouso dizer, quase que obrigatória. Sem dúvida é um clássico moderno, que será lido e relido por várias gerações.

E é maravilhoso chegar ao final deste livro, perceber que a autora te leva a conclusões nada óbvias, e pensar:

- Caramba! Fui deliciosamente enganado!

Vamos ao próximo livro então...

E boa leitura!

Um comentário:

Andreia Inoue disse...

Menino,com suas resenhas,estou muito empolgada para comecar a ler a saga do bruxinho!!!
Ano que vem,vai ser minha leitura obrigatoria.
:D
um abracao.